quinta-feira, 3 de maio de 2012

Seropédica comemora o Dia Nacional da Educação

Na tarde desta ultima sexta-feira (27) a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Seropédica comemorou o Dia Nacional da Educação com um grande evento na Praça Nildo Romano. O evento contou com a apresentação dos projetos desenvolvidos nas escolas da rede municipal de ensino, dança, música, contação de estória e muita alegria.
Na abertura a secretária de Educação, Lucia Martinazzo assistiu as exibições de dança e música realizadas por alunos da rede municipal de ensino e visitou as barracas das escolas ao lado do prefeito Alcir Fernando Martinazzo. “Somente com a colaboração de todos vocês, pais, familiares, alunos e professores, conseguimos realizar um evento como este que tem por objetivo apresentar tudo o que foi feito pela Secretaria Municipal de Educação nas escolas da rede”, agradeceu Lucia Martinazzo.
Às 16h teve inicio na Câmara Municipal a apresentação do desenvolvimento da educação no município, onde a secretária Lucia Martinazzo abordou e discutiu os projetos realizados nas escolas da rede municipal de ensino.
Martinazzo parabenizou a todos os funcionários da SME pelo ótimo trabalho desenvolvido e ainda aos pais pelo interesse no desenvolvimento dos filhos. “É um prazer imenso ver a Câmara cheia para recebermos boas notícias sobre a educação, fico realmente emocionado de ver a participação de todos os envolvidos para fazer da educação de Seropédica uma referência na nossa região”, disse Martinazzo
Ao falar sobre o tema escolhido para comemorar o Dia Nacional de Educação, a secretária afirmou ser um convite a todos os envolvidos na área de educação a manterem vivas as chamas da esperança por uma educação de qualidade que tem por objetivo apresentar as ações desenvolvidas para melhoria do processo ensino-aprendizagem como uma metamorfose que a educação vem sofrendo ao longo de sua história. “O resultado aqui apresentado só foi possível em virtude do esforço mútuo e da dedicação da equipe da SME e, também pelo apoio que nos foi prestado pelas demais Secretarias de Governo. O que vemos hoje é o início de uma nova era de transformações e realizações de um município que desponta para a culminância de uma educação de excelência”, declarou. “Agora, daqui para frente, é só prosseguir sem tirar os olhos do alvo de tornar a educação de Seropédica referência em nossa sociedade”, completou.
 
EDUCAÇÃO INTEGRAL
A Rede Municipal de Ensino de Seropédica possui 13 Unidades de Educação Integral que ofertam a ampliação do tempo escolar com atividades de caráter educativo que contribuem para a formação integral dos alunos. Dentre as atividades oferecidas temos: apoio pedagógico com (01) uma hora de estudo na parte da tarde reservada ao reforço escolar; orientação para a produção textual e a leitura; Língua Inglesa; Informática; suporte cultural e artístico com ministração de aulas de Artes; Educação Musical e Educação Física.
 
EDUCAÇÃO DE JOVES E ADULTOS – EJA
Na tentativa de se fazer inclusão social com responsabilidade foi ampliado o número de escolas que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), como também foi publicado dois livros exclusivo para esta modalidade, elaborado pelos próprios alunos.
Atualmente são 10 escolas que oferecem essa modalidade de ensino no município e, a princípio, três são beneficiadas com o Programa de Livre Acesso com a implantação da Brinquedoteca na EJA para os filhos dos estudantes, são elas a E.M Pastor Gerson, E.M José de Abreu e E.M. Panaro Figueira. Além disso criamos a merenda diferenciada em todas as Unidades Escolares. 
 
INFORMATIZAÇÃO
As mudanças se deram também no mundo da informatização, com a implantação de um banco de dados único, onde atualmente é possível localizar cada funcionário ou aluno do município rapidamente. A internet foi implantada em 85% das 44 escolas, que passaram a ser interligadas via e-mail e Skype, tecnologia capaz de fazer tele-conferências, facilitando a comunicação entre a Secretaria e as escolas, diminuindo assim gastos com papéis e colaborando para o exercício da sustentabilidade. Quanto as Unidades Escolares as mesmas foram equipadas com laboratórios de informática onde os alunos podem ter aulas interativas, fortalecendo assim o trabalho educacional.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Outro desafio conquistado foi a construção coletiva do 1º Projeto Político Pedagógico do município de Seropédica, construído a partir da preocupação da gestão atual em se documentar o modelo de educação que queremos para este município. Um documento comprometido com os interesses dos atores da educação e que subsidiará as ações pedagógicas do ano de 2012 a 2016. Uma oportunidade ímpar de se fazer educação com qualidade, mas sobretudo, com a participação de todos.
Projeto de Atendimento Integral ao Estudante – PAIE
O PAIE tem por finalidade contribuir para amenizar o número de alunos pertencentes ao quadro de fracasso escolar na sociedade. Dentre os programas do projeto pode-se destacar:
Programa de Saúde Escolar – PSE: Visa o desenvolvimento da comunicação oral e escrita do aluno no que se refere à melhoria do seu rendimento escolar e social, buscando alternativas para problemas de aprendizagem na área de Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia e Oftalmologia. 
Programa de Incentivo a Educação Solidária – IES: Tem por objetivo oferecer suporte alimentar através da doação de cestas básicas, durante três meses, aos alunos e ou/pessoas, residentes do município de Seropédica, que apresentam baixa renda e/ou vulnerabilidade social.
 Programa Auxílio a Mães Adolescentes - AMA: Visa auxiliar as alunas da rede municipal de ensino de Seropédica que se encontram em fase de gestação.
Programa Abraçando uma Questão de Cidadania – AQC: Visa à arrecadação de roupas, agasalhos e cobertores em bom estado para doação aos alunos da rede municipal de ensino e/ou pessoas que apresentem baixa renda e/ou vulnerabilidade social.
Programa Semeando (Horta Escolar)
O principal objetivo é a sensibilização da comunidade escolar para que assumam uma postura ecologicamente correta transformando- se em agentes multiplicadores na comunidade entorno plantando hortas em casa, promovendo uma reeducação alimentar e ambiental no município.
Programa Alimentação Sustentável
Visa promover o desenvolvimento sustentável do município de Seropédica, garantindo uma educação de qualidade, através de ações educativas viáveis e ecologicamente corretas, combatendo o desperdício através do aproveitamento das partes tradicionalmente não usadas dos alimentos como cascas, sementes e talos. O programa é desenvolvido tanto Unidades Escolares quanto na SME e vem capacitando as merendeiras escolares  para a manutenção do programa.
Programa Formação Continuada
A finalidade do programa é oportunizar os professores da rede municipal de  ensino a ingressarem no ensino superior que ofertem cursos de formação continuada, tanto na Graduação quanto na Pós-graduação.  Atualmente a SME inovou mais uma vez ao oferecer para os diretores das unidades escolares e gestores da secretaria o curso de Pós Graduação em Gestão Pública, bem como para os professores interessados  na área de Educação Infantil e Educação Inclusiva. 
Programa sem Fronteira
O Programa Sem Fronteiras tem por objetivo estabelecer o intercâmbio entre uma escola americana e uma escola brasileira  para evidenciar a importância do conhecimento de outras culturas, seus hábitos e costumes em um mundo globalizado, observar os parâmetros da dimensão pessoal, das relações interpessoais, da vida social/cultural dos países envolvidos e alargar os horizontes culturais e linguísticos  entre os dois países.
Programa Escola Ativa
O programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores.
Programa Escola Aberta
O Programa Escola Aberta incentiva e apoia a abertura, nos finais de semana, de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social. A estratégia potencializa a parceira entre escola e comunidade ao ocupar criativamente o espaço escolar aos sábados e/ou domingos com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda oferecidas aos estudantes e à população do entorno.
Programa Livre Acesso ao EJA
O programa visa dar condição de acesso e permanência na EJA, por isso a SME pensando em reduzir a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos, criou o projeto Brinquedoteca na EJA, intitulado o BEJA, que tem como objetivo oferecer um espaço lúdico para que os alunos que cursam o Ensino Fundamental na EJA noturna possam deixar seus filhos enquanto se encontram em atividades em sala de aula.
 
PLANO MUNICIPAL
Em busca do cumprimento da sua missão, no ano de 2011 o município de Seropédica elaborou o seu Plano Municipal de Educação, com metas estabelecidas a curto e a longo prazo na tentativa de se efetivar uma educação democrática e de qualidade em consubstancia com os princípios constitucionais regidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96).
 
SELO ESCOLA SOLIDÁRIA
A educação seropedicense é referência no tema inclusão social, prova disso é o agraciamento prestado, no ano de 2011, a nove escolas da rede municipal de ensino com o Selo Escola Solidária, oferecido pelo Instituto Faça Parte, em parceria com o MEC (Ministério da Educação) e com outras entidades como Unesco e Unicef. As escolas foram reconhecidas com o Selo por desenvolverem bons projetos voluntariados e educativos com seus alunos, estimulando a participação dos estudantes na resolução de problemas da própria comunidade. Entre as escolas premiadas estão: E.M. Panaro Figueira com o Projeto “Capacitar para Gerar”, E.M. Pastor Gerson Ferreira da Costa com o Projeto “Escola Sustentável”, E.M. Paulo Freire como o Projeto Esporte, E.M. Prefeito Abelard G. de Souza com o Projeto “Escola e Família”, E.M. Nelson Fernandes Nunes com o Projeto “Água, fonte da vida”, E.M. Professor Yderzio Luiz Vianna com o Projeto “Os caça-mosquito no combate a Dengue”; E.M. Manoel de Araújo Dantas, E.M. Luiz Claudio Baranda e E.M. Nossa Senhora de Nazareth com o Projeto “Meio Ambiente e Escola”.



Relação das unidades escolares que expuseram seus trabalhos:
E.M. Ydérzio – “Projeto Meio Ambiente”
E.M. Valtair Gabi – “Projeto Literário”
CMEI Hemetério – “Educação se Faz Com Coragem: Transformando Aprendizagem em Prazer!”
CREI/ APAE – “Comunidade, Saúde e Sustentablidade”
E. M. João Leôncio – “Estimulando o Saber do Sabor”
E. M. Vera Lúcia – “Escola Aberta”
E.M. José de Abreu – “Escola Aberta/ Projeto Literário”
E.M. Ronald Calegário – “Literatura Infantil”
CMEI Alcino – “Escola + Família = Criança Feliz”
Secretaria Municipal de Educação – Coordenação
Todas as unidades escolares – Educação de Jovens e Adultos

DADOS DA REDE EDUCACIONAL
44 ESCOLAS MUNICIPAIS;
07 CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL -  CEMEIs;
25 ESCOLAS DE ANOS INICIAIS E EDUCAÇÃO INFANTIL (sendo 01 destas somente de anos iniciais);
15 ESCOLAS DE ANOS FINAIS (*sendo 03 destas também de Anos Iniciais);
10 ESCOLAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA;
13 ESCOLAS COM OFERTA DE ENSINO INTEGRAL;
Criação do Centro de Referência de Educação Inclusiva – CREI/APAE e Centro de Referência em Alfabetização – CRAF;
01 CENTRO DE REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA – CREI/APAE;
01 CENTRO DE REFERÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO – CRAF/Eulália Cardoso;
 17.538 ALUNOS MATRICULADOS NA REDE MUNICIPAL;
 2.272 funcionários
 Texto: Tathiana Gama - Fotos Levi Oliveira


0 comentários:

Postar um comentário